quarta-feira, 21 de outubro de 2009

REDAÇÃO NARRATIVA

  • É discorrer sobre os fatos;
  • É contar;
  • Texto que relate episódios, acontecimentos;
  • Sequência de acontecimentos: começo, meio e fim;
  • Ao contrário da descrição, que é estática, a narração é eminentemente dinâmica. Predominam os verbos, pois o importante está na ação (no que aconteceu). 

ESSÊNCIA DA NARRATIVA:

  1. QUEM PARTICIPA DOS ACONTECIMENTOS? (PERSONAGENS);
  2. O QUE ACONTECE? ( ENREDO);
  3. ONDE E EM QUE CIRCUNSTÂNCIAS ACONTECE? ( O LUGAR DOS FATOS, AMBIENTE, SITUAÇÃO).

IMPORTANTE

A narrativa pode ser: Longa ou curta; Ter diálogo ou não; Ter assunto fictício ou real; Ser engraçada ou triste

O DISCURSO
A narrativa se vale do discurso para efetivar o ponto de vista ou o foco narrativo.

NARRADOR PERSONAGEM: quando o narrador participa do enredo, atua na história, logo, o foco narrativo se dá na 1ª pessoa;

NARRADOR OBSERVADOR: serve de intermediário entre o episódio e o leitor, logo, o foco narrativo se dá na 3ª pessoa.


FORMAS DO DISCURSO
Indireto: caracteriza-se pelo emprego da subordinação sintática, impedindo a fala do personagem.
EX: “ D. Evarista ficou aterrada. Foi ter com o marido, disse-lhe que estava com desejos.” (Machado de Assis)

Direto: constitui a técnica do diálogo. É a personagem em atividade, falando.

2 comentários:

  1. Dicas bem interessantes e com exemplos, o que facilita mais ainda o entendeimento!

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  2. Os gêneros narrativos são interessantíssimos de serem trabalhados, e são também aqueles que possuem maior variedade: conto, crônica, romance, fábula etc.
    A crônica foi um gênero textual bastante negligenciado ao longo do tempo. Só recentemente é que se começou a lançar novos olhares sobre esse tipo de narrativa. Ainda bem, pois é um texto leve e fácil de se trabalhar em sala de aula; também é muito bom de se ler.

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